Ir para o conteúdo
Início /Comunicação/Destaques

Destaques

CNTS incentiva prática da TeleSaúde em Moura

A SPMS, através do Centro Nacional de TeleSaúde, tem impulsionado a TeleSaúde com a expansão da PDS Live, levando o SNS a todos os cidadãos.Esta prática contribui para a equidade no acesso a cuidados médicos, através de teleconsultas médicas como a que se realizou no Centro de Saúde de Moura.

O Conselho de Administração da SPMS e a Coordenadora do CNTS acompanharam in loco a teleconsulta do pé diabético a um paciente de 70 anos, com mobilidade reduzida. O médico assistente, Dr. António Pinho Valente, do Centro de Saúde de Moura, esteve em teleconsulta com a especialista em Medicina Interna, Dra Isabel Ramos e a cirurgiã, Dra Regina, sediadas em Beja. Várias especialidades médicas a analisar, em locais diferentes, mas em tempo real, o processo clínico do mesmo paciente, promovendo, assim, celeridade e uma melhor prestação efetiva de cuidados de saúde ao cidadão/utente.

Por outro lado, este caso é exemplo concreto de que a TeleSaúde contribui para uma maior comodidade do utente, evitando deslocações a outras unidade de saúde, longe da sua área de residência. Integrando a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), o Centro de Saúde de Moura já adotou as teleconsultas como método para melhorar o desempenho da prática clínica e dos serviços prestados. De realçar que o desenvolvimento deste projeto se deve ao bom funcionamento da RIS – Rede Informática da Saúde.
Em forte expansão, a TeleSaúde aproxima o cidadão do SNS, fomenta poupanças aos cidadãos, profissionais e instituições do SNS e, para além disso, incrementa a qualidade e promove o conhecimento técnico-científico entre profissionais. A SPMS, enquanto responsável pelos sistemas de informação do Ministério da Saúde, é parte integrante do avanço da TeleSaúde em Portugal, continuando a dinamizar iniciativas nesta área.
14/02/2017