Início /Profissional

Profissional

Rede de Promoção da TeleSaúde

A Rede de Promoção da TeleSaúde (RPT) reúne os Coordenadores Regionais (CR) e os Promotores Internos de TeleSaúde (PIT). O CNTS disponibiliza diversos recursos para a dinamização desta promoção.

Coordenador Regional de TeleSaúde tem como principais funções:

1. Estar informado e atualizado no que se refere a novas tecnologias, aplicações, experiências e modelos organizativos no âmbito da telessaúde, tanto a nível nacional como internacional.
  2. Manter e promover contactos com os diversos agentes que atuam na área da TeleSaúde, desde instituições do SNS a responsáveis por serviços e entidades envolvidas nas tecnologias (informáticos, universidades, associações, empresas, entre outros).
  3. Tendo em conta os dois pontos anteriores, incentivar e promover a utilização da TeleSaúde pelas diversas instituições.
  4. Ter uma visão abrangente e integrada dos diversos agentes prestadores de cuidados de saúde (nomeadamente cuidados primários, hospitalares, urgências, INEM, cuidados continuados e mesmo entidades privadas) de modo a melhor detetar e compreender os modelos necessários, e adequados de TeleSaúde.
  5. Sugerir ou propor projetos de TeleSaúde concretos que possam contribuir para um efetivo ganho em Saúde para os utentes, e para os prestadores e para uma melhor articulação e rentabilidade de serviços.
  6. Analisar, avaliar e facilitar as diversas propostas ou solicitações para a implementação de projetos de TeleSaúde, procurando soluções integradas, promovendo e rentabilizando os meios disponíveis e evitando redundâncias.
  7. Apoiar, coordenar e eventualmente supervisionar e testar a instalação dos suportes tecnológicos, administrativos (parametrização CTH, entre outros) e organizativos inerentes aos diversos projetos de TeleSaúde.
  8. Avaliar regularmente as atividades e programas em curso.
  9. Ser o elemento de ligação entre a instituição que representa e outras instituições e entidades, nos assuntos referentes à TeleSaúde.

Coordenadores Regionais de TeleSaúde:
    Região Norte  – Carlos Ribeiro
    Região Centro – Fernando Gomes da Costa
    Região Lisboa e Vale do Tejo –  José António Ferrão
    Região Alentejo – Marciano Lopes
    Região Algarve – António Pina

PIT – Promotor Interno da TeleSaúde
Por forma a dinamizar a implementação da Telemedicina no Serviço Nacional de Saúde (SNS) o Despacho nº 8445/2014, de 30 de junho, definiu que os estabelecimentos hospitalares do SNS e dos Agrupamentos de Centros de Saúde deveriam nomear um Promotor Interno da Telemedicina (PIT), dando conhecimento do mesmo à Administração Central do Sistema de Saúde, IP e à SPMS — Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE. Estão nomeados, para 2017, 60 PIT distribuídos geograficamente como se apresenta no mapa.

Os Promotores Internos da TeleSaúde são um reforço importante nas suas organizações e na ligação destas com o Centro Nacional de TeleSaúde.

Pretende-se que sejam nomeados profissionais de saúde de reconhecido mérito que dinamizem as práticas de telessaúde. Estes deverão ter o seguinte perfil:

• Conhecimento ou prática de atividades de telessaúde;
  • Conhecimento/Competências de gestão e organização dos serviços de saúde;
  • Conhecimento e boa relação com os profissionais das diversas áreas clínicas da organização;
  • Interesse e motivação para implementação de processos de inovação e mudança.

Os Promotores Internos da TeleSaúde deverão realizar as seguintes funções:

• Propor a estratégia para a telessaúde na organização;
  • Propor um plano anual de expansão de telessaúde para a organização;
  • Realizar contactos e estabelecer parcerias para realização de atividades de telessaúde;
  • Apoiar e estimular a implementação e desenvolvimento de atividades de telessaúde;
  • Monitorizar e realizar relatórios periódicos das atividades de telessaúde da organização;
  • Informar o Centro Nacional de TeleSaúde acerca dos planos e atividades realizadas;
  • Cooperar com o Centro Nacional de TeleSaúde.

Os profissionais deverão ter cerca de 10% do seu tempo de trabalho mensal afeto às funções de Promotor Interno da TeleSaúde.

PIT STOP Grupo fechado, criado na página institucional, do Linkedin do CNTS. É um espaço de encontro dos Coordenadores Regionais e dos Promotores Internos da TeleSaúde. Quer-se dinâmico,  privilegiando a discussão entre pares de temas práticos no âmbito da telessaúde. É um espaço de networking,  partilha de exemplos de sucesso, mas também de dificuldades na implementação de iniciativas.