Ir para o conteúdo
Início /Comunicação/Destaques

Destaques

Modelo Organizacional de teleconsultas de Cardiologia, entrevista a Lino Gonçalves

Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC, partilha com o CNTS o Modelo Organizacional das Teleconsultas de Cardiologia com os Cuidados de Saúde Primários da região Centro.

Lino Gonçalves é Professor Catedrático da Valência de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Chefe de Serviço de Cardiologia e Director do Serviço de Cardiologia do CHUC. Implementou teleconsultas de cardiologia com os Cuidados de Saúde Primários da região centro e partilha, em entrevista, o Modelo Organizacional.

Destaca ainda as vantagens desta implementação: «Na nossa experiência, a qual tem sido muito positiva, a teleconsulta reduz o número de doentes enviados para o Hospital em cerca de 80%, reduzindo assim os custos relacionados com os transportes, reduzindo o absentismo ao trabalho, poupando tempo precioso aos utentes e suas famílias. Para além disso, ajuda a resolver muitos problemas clínicos nos próprios centros de saúde, com o apoio e com a partilha de responsabilidade com os colegas da cardiologia. Melhora assim a imagem dos centros de saúde aos olhos da população pois assim conseguem resolver muitos dos seus problemas cardiovasculares no seu próprio centro de saúde perto da sua casa. Reduz ainda o tempo de referenciação para consulta externa no hospital e permite o diagnóstico e tratamento mais precoces dos doentes. Melhora sem qualquer tipo de dúvida a comunicação entre os colegas de MGF e os cardiologistas e entre os CS e os hospitais. Finalmente, é importante para a educação médica continuada dos profissionais de saúde.»

Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.