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Teleconsulta

Conceitos

Área que permite a realização de uma consulta à distância com recurso, de forma extensa, às Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis (videoconferência, e-mail, SMS, entre outros). As teleconsultas podem ser operacionalizadas de forma assíncrona, store-and-forward (por exemplo, uso de e-mail e/ou sistema dedicado a especialidade), ou de modo síncrono, utilizando tecnologias de videoconferência ou quaisquer outras em tempo real.
Fontes: Teleconsultation and Clinical Decision Making: a Systematic Review, 2016;

Proposta de Valor

    • Proporcionar a prestação de cuidados ao cidadão sem necessidade de presença física, via tecnologias de informação e comunicação
    • Aumentar a acessibilidade, conforto e autonomia para o cidadão em termos de distância geográfica e/ou de tempo
    • Aumentar a equidade no acesso a cuidados especializados
    • Permitir a disseminação de conhecimento especializado entre profissionais de saúde
    • Potenciar a eficiência e sustentabilidade de recursos do SNS

Anexo: Teleconsulta_Norma DGS