Globalização da Saúde e a Telessaúde
A telessaúde tem permitindo concretizar a visão de uma Saúde Global e centrada no utente, na medida em que permite que qualquer pessoa, em qualquer local, com uma ligação a internet possa realizar uma consulta com o seu médico de referência, contribuindo para uma telessaúde personalizada (Dinesen et al., 2016). Estas consultas podem-se estender a outros especialistas, nomeadamente no contexto internacional e que poderão apoiar em tomadas de decisão para o tratamento das doenças.
O turismo de Saúde apoia-se frequentemente na telessaúde, dado que quando o utente é intervencionado e regressa para casa, mantém-se por esta via o contacto para seguimento pelo profissional de saúde responsável pelo tratamento (Pocock e Phua, 2011).
Cartwright (2000) aponta a telemedicina, uma das áreas da telessaúde, como um meio de construir novas geografias para uma gestão da Saúde das populações, com novas formas de organização. A autora refere que a telemedicina é uma resposta à s forças da globalização, permitindo em muitas situações controlar crises de saúde a nÃvel global através da disponibilização de serviços de saúde em locais remotos, em situações de necessidade especial, como surtos de doenças ou de guerra.