Rede de Promoção da TeleSaúde (RPT) reúne os Coordenadores Regionais de TeleSaúde (CRT) e os Promotores Internos de TeleSaúde (PIT).
O CNTS dinamiza diversas ações locais e nacionais e disponibiliza vários recursos para potenciar a capacitação dos profissionais e simplificar processos de implementação de serviços de telessaúde.
O Modelo de Relacionamento criado e implementado pelo CNTS:
Coordenador Regional de TeleSaúde tem como principais funções:
PIT – Promotor Interno da TeleSaúde
Por forma a dinamizar a implementação da Telemedicina no Serviço Nacional de Saúde (SNS) o Despacho nº 8445/2014, de 30 de junho, definiu que os estabelecimentos hospitalares do SNS e dos Agrupamentos de Centros de Saúde deveriam nomear um Promotor Interno da Telemedicina (PIT), dando conhecimento do mesmo à Administração Central do Sistema de Saúde, IP e à SPMS — Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE. Estão nomeados, para 2019, 88 PIT distribuÃdos geograficamente pelo território nacional.
Os Promotores Internos da TeleSaúde são um reforço importante nas suas organizações e na ligação destas com o Centro Nacional de TeleSaúde.
Pretende-se que sejam nomeados profissionais de saúde de reconhecido mérito que dinamizem as práticas de telessaúde. Estes deverão ter o seguinte perfil:
Os Promotores Internos da TeleSaúde deverão realizar as seguintes funções:
Os profissionais deverão ter cerca de 10% do seu tempo de trabalho mensal afeto às funções de Promotor Interno da TeleSaúde.
PIT STOP – Grupo fechado, criado na página institucional, do Linkedin . É um espaço de networking entre os Coordenadores Regionais e dos Promotores Internos da TeleSaúde. Quer-se dinâmico, privilegiando a discussão entre pares de temas práticos no âmbito da telessaúde.