Nos dias 13 a 15 de setembro ocorreu a “I Reunião de Telemedicina e telessaúde da CPLP: Saúde digital em língua portuguesa”, organizada pela presidência brasileira 2016-2018 da CPLP.Com a finalidade de debater e elaborar um plano de trabalho para o roteiro estratégico de implementação da telessaúde nos países de língua portuguesa, a diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, participou nesta reunião, em Cidade da Praia, Cabo Verde.
Estiveram presentes representantes de Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. Como representantes portugueses esteve o CNTS e o Prof. Luis Lapão pelo IHMT (coautor do roteiro estratégico da telemedicina para a CPLP). Todos os países apresentaram as suas estratégias, políticas, estruturas e iniciativas no âmbito da telessaúde. Apenas Portugal, Cabo Verde e o Brasil já têm trabalho estrutural feito e experiências consolidadas. Estratégias verdadeiramente nacionais apenas existem em Portugal e Cabo Verde. Portugal parece o único país com uma estratégia de telessaúde conscientemente centrada no cidadão e seu envolvimento ativo.
Os trabalhos ficaram concluídos com a redação de uma carta de recomendações a propor para a IV Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP no próximo doa 26.10. em Brasília.
I Reunião de Telemedicina e telessaúde da CPLP: Saúde digital em língua portuguesa