Ir para o conteúdo
Português
Home /Comunicação

Comunicação

GASMI de Loulé e CHLC – Hospital Dona Estefânia realizaram 1º teleconsulta de Pedopsiquiatria com PDS Live

ARS Algarve e o Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE realizam teste experimental para avaliação de caso clínico, em tempo real, através de uma teleconsulta.

A equipa do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) de Loulé e o Pedopsiquiatra do Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital Dona Estefânia e supervisor das equipas GASMI do ACES Central, Dr. Augusto Carreira, realizaram dia 17 de outubro, a primeira experiência de teleconsulta na Plataforma de TeleSaúde do SNS, através de uma videoconferência em tempo real, para avaliação de um caso clínico. A experiência foi bastante positiva estando previsto até final do ano a sua implementação de forma gradual e o alargamento aos restantes GASMI da região.
Atualmente existem 10 equipas multidisciplinares dos GASMI, constituídas por psicólogos, médicos de família, enfermeiros, técnicos superiores de serviços sociais, e terapeutas, integradas nos três Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, onde desenvolvem, desde 2001, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a ARS Algarve e o Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE – Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, programas de prevenção e promoção dirigidos a famílias de risco com crianças pequenas, através de visitas domiciliárias, centrando o trabalho realizado na promoção de competências parentais em todo o território algarvio, com a triagem, a avaliação e o atendimento de casos de crianças/famílias de risco com psicopatologia ligeira, sendo supervisionadas por um consultor de psiquiatria da infância e da adolescência daquela unidade hospitalar.  A grande maioria dos casos são acompanhados localmente pelos GASMI e apenas as situações de psicopatologia mais complexa são encaminhadas para o Hospital Pediátrico de Dona Estefânia.
As teleconsultas vão melhorar a articulação entre as equipas e o seu supervisor, substituindo os contactos telefónicos por videochamadas, o que permite mostrar material clínico, como análises, exames médicos, material de avaliação psicológica, como desenhos, resultados de testes e vídeos de sessões, possibilitar que ambos possam refletir, observando e analisando ao mesmo tempo material clínico diverso e ajustar terapêuticas, no espaço de tempo entre as supervisões presenciais. O agendamento das teleconsultas será organizado em estreita articulação entre a equipa do GASMI e o seu supervisor.

Fonte: ARS Algarve (http://www.arsalgarve.min-saude.pt/noticias/gasmi-de-loule-e-chlc-hospital-dona-estefania-realizaram-1o-teleconsulta-de-pedopsiquiatria-com-pds-live/)