Home /Telessa√ļde/Como implementar?

Como implementar?

Teleconsulta em tempo diferido pelo CTH

A consulta a tempo e horas (CTH), inscrita como medida SIMPLEX em 2006 e nas Grandes Op√ß√Ķes do Plano para 2008, materializa-se na cria√ß√£o de um sistema integrado de referencia√ß√£o e gest√£o do acesso √† primeira consulta de especialidade hospitalar, adotado princ√≠pios de transpar√™ncia e de uniformidade de crit√©rios, permitindo medir os tempos de acesso, harmonizar os formatos de gest√£o da informa√ß√£o e proceder √† monitoriza√ß√£o, ao longo do tempo, da din√Ęmica procura-resposta dos cuidados em causa.

A gest√£o adequada da consulta hospitalar exige informa√ß√£o fidedigna sobre o n√ļmero de utentes inscritos, baseando-se a CTH na exist√™ncia de uma base de dados √ļnica, integrada e atualizada.

A CTH possibilita a melhor orienta√ß√£o do perfil assistencial das institui√ß√Ķes do SNS, por tornar mais f√°cil a an√°lise das necessidades e a avalia√ß√£o da capacidade de resposta, ao mesmo tempo que garante a transpar√™ncia da informa√ß√£o neste dom√≠nio, que passa a ser mais acess√≠vel ao cidad√£o e aos decisores.

A CTH visa melhorar o servi√ßo prestado ao cidad√£o pela maior celeridade no acesso √† primeira consulta de especialidade hospitalar, atendendo a crit√©rios de prioridade cl√≠nica, contribuindo para a maior efici√™ncia do sistema de sa√ļde, atrav√©s da melhoria da qualidade da referencia√ß√£o.

Consulte mais informação: Apresentação CTH_ACSS