As Ministras e os Ministros da Saúde da Comunidade dos PaÃses de LÃngua Portuguesa (CPLP) ou seus representantes, reunidos em BrasÃlia, Brasil, de 24 a 26 de Outubro de 2017, por ocasião de sua IV Reunião Ordinária.
A reunião com o objetivo de discutir a reestruturação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a rede de Bancos de Leite Humano da CPLP, o Grupo de Trabalho permanente da CPLP em Telemedicina e Telessaúde e a retomada da estratégia ePORTUGUÊSe, entre outros temas.
A Declaração de BrasÃlia reconheceu «que o projeto da rede ePORTUGUÊSe tem o importante papel de fortalecer a cooperação entre os Estados-Membros nas áreas da informação, da comunicação e da capacitação dos recursos humanos em lÃngua portuguesa, promover as interações e sinergias com o sistema de ensino e introduzir a cooperação do sistema cientÃfico e tecnológico, sendo agora necessário identificar um adequado modelo de governação».
Consideraram, ainda, as recomendações da Carta da Cidade da Praia, assinada em 15 de setembro de 2017, por ocasião da I Reunião de Telemedicina e Telessaúde da CPLP, na qual esteve presente Micaela Monteiro.
Entre outras áreas, decidiram a criação de um Grupo de Trabalho permanente da CPLP em Telemedicina e Telessaúde; a criação de rede de pontos focais para reestruturação da Rede ePORTUGUÊSe e incentivar o lançamento do Roteiro Estratégico de Implantação de Telessaúde nos Estados-Membros da CPLP.
Consulte o site da  CPLP
Consulte a Declaração de BrasÃlia