A SPMS promoveu uma reunião entre os cinco Hospitais e os cinco Estabelecimentos Prisionais que vão arrancar nesta primeira fase, dando cumprimento ao Decreto-Lei nº 67/2016 de outubro de 2016, ao Despacho nº 283/2018 de 5 de janeiro de 2018.As parelhas de Hospitais e Estabelecimentos Prisionais que integram esta primeira fase de implementação são:
Nesta apresentação, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS apresentou os objetivos dos protocolos que serão assinados e Bruno Trigo do Departamento de Sistemas de Informação da SPMS apresentou o modelo de implementação.
A SPMS, EPE e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinaram um protocolo, dia 21 de novembro de 2017, em Lisboa, com o objetivo de melhorar o acompanhamento da saúde dos reclusos em todos os estabelecimentos prisionais. Este acordo inclui a expansão, até final de 2018, de um sistema de TeleSaúde. De forma a facilitar o acompanhamento médico dos reclusos, desde a sua admissão até à saÃda, o acordo vai facultar, aos profissionais de saúde das prisões, o acesso aos registos clÃnicos da população reclusa, através dos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde.