SPMS/CNTS participou no II Fórum de TeleSalut@, organizado pela Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde (SITT), em parceria com a Ordem dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira decorreu nos dias 19 e 20 de janeiro no Funchal, Madeira. Ao longo de dois dias, vários profissionais da área da saúde discutiram vários temas, nomeadamente a teleassistência, a telemonitorização, a telepatologia e a telesaúde nas regiões de autónomas.
O objetivo do fórum passa por divulgar a telessaúde, mostrar os benefÃcios. LuÃs Gonçalves, presidente da SIIT anunciou que até ao final de março deste ano, a Sociedade, em conjunto com a Universidade da Beira Interior, vão “editar um livro sobre a telessaúde, que será disponibilizado à s universidades, para que os futuros profissionais de saúde tenham um contacto direto com a matéria desde muito cedo e consigam aplicar o conceito com o melhor conhecimento”. O fórum vai reuniu especialistas de diferentes áreas e de diversos paÃses.
Da parte da SPMS/CNTS foram palestrantes Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Micaela Monteiro, Diretora do CNTS (Videoconferência) e PatrÃcia Loureiro, Gestora de Projeto do CNTS. Henrique Martins recebeu o diploma como Sócio-Honorário da SIIT.
Manuel Sobrinho-Simões, conceituado patologista, partilhou a sua visão sobre a importância da utilização virtuosa da patologia digital, num contexto onde existe um défice de médicos especialistas em anatomia patológica. Adicionalmente ao tema da Telepatologia (diagnóstico patológico por vias digitais), foram abordados temas como a Teleassistência (monitorização de doentes e consultas à distância), Telemonitorização, TeleConsulta de Feridas Complexas, a implementação da Telesaúde nas regiões autónomas, e o papel da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) na Telesaúde, entre outros.