A SPMS/CNTS e Fraunhofer AICOS participaram dia 24 de outubro na sessão de apresentação de “Projetos de Investigação CientÃfica e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública 2018â€, um programa cientÃfico lançado pela FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O projeto Derm.AI faz uso da inteligência artificial em prol da melhoria dos processos de Teledermatologia entre os Cuidados de Saúde Primários e os Serviços de Dermatologia do Serviço Nacional de Saúde.
As neoplasias da pele correspondem anualmente a cerca de um terço da totalidade dos cancros detetados em Portugal e o número de casos tem aumentado dois a três por cento ao ano . A prevenção e a deteção precoce têm um papel fundamental para inverter as tendências atuais.
O projeto Derm.AI iniciar-se-á em 2019 e terá a duração de 3 anos. O Derm.AI tem como objetivo principal contribuir para a diminuição da morbilidade e mortalidade por cancro da pele.
A sessão, que contou com a presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, foi uma excelente oportunidade de dar a conhecer as potencialidades de colaboração entre a comunidade cientÃfica e a administração pública para benefÃcio de todos os cidadãos.