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Unidade Local de Sa√ļde do Alto Minho realizou a primeira teleconsulta

A Unidade Local de Sa√ļde do Alto Minho realizou a primeira teleconsulta pela RSE Live no m√™s de novembro com o apoio do Coordenador do Centro de Telessa√ļde, Enfermeiro Jo√£o Silva dando assim o primeiro passo para garantir a proximidade com os utentes do Alto Minho, com recurso ao RSE Live e √†s plataformas digitais.

‚ÄúA Comiss√£o Local de Informatiza√ß√£o Cl√≠nica da ULSAM ‚Äď CLIC encontra-se comprometida e alinhada com a SPMS na operacionaliza√ß√£o Local da estrat√©gia Nacional‚ÄĮ- ENESIS2022, o Projeto RSE LIVE permite o desenvolvimento de novas compet√™ncias digitais dirigidas aos Profissionais e Utentes da ULSAM‚ÄĚ ‚Äď afirma a Coordenadora da CLIC e Diretora Servi√ßo Gest√£o Sistemas Informa√ß√£o, Dra. L√ļcia Cerqueira.

‚ÄúO recurso √† tecnologia para a realiza√ß√£o de teleconsultas j√° era uma realidade no servi√ßo de Endocrinologia da ULSAM, mas a pandemia pelo novo Coronavirus veio torn√°-lo uma necessidade. A realiza√ß√£o de consultas √† dist√Ęncia por telefone ou mail, em tempo real ou em diferido, e com apoio de plataformas digitais de monitoriza√ß√£o do controlo da diabetes √© j√° uma ferramenta que esta equipa de endocrinologistas n√£o dispensa.

No entanto, a mais-valia da imagem, que tive o privil√©gio de experienciar com a tecnologia RSE-live, veio aproximar o m√©dico ainda mais do seu doente, trazendo novamente a linguagem n√£o-verbal e as emo√ß√Ķes ‘n√£o faladas’ √† esfera da consulta.

Al√©m disso, para o utente, trouxe-lhe ainda mais flexibilidade na gest√£o do seu tempo pessoal e tempo de consulta, porque o acesso √© simples (√† dist√Ęncia de uma chave m√≥vel digital e de uma aplica√ß√£o) e feito a partir do local que o utente escolher; para o profissional de sa√ļde, veio alargar ainda mais o leque de vantagens deste contacto porque lhe d√° tamb√©m a possibilidade de ensinar √† dist√Ęncia t√©cnicas de administra√ß√£o de injet√°veis, aplica√ß√£o de sensores, leitura de dispositivos ligados √† gest√£o da diabetes, entre outras.

Apesar de mais rent√°veis, sendo contactos um pouco mais longos que o telefonema simples, podem implicar algum ajuste de agendas m√©dicas, mas, logo que seja permitido que o servi√ßo de Endocrinologia cres√ßa e tenha novos colaboradores m√©dicos, ser√° certamente a telemedicina na RSE-live uma √°rea em que iremos investir.‚ÄĚ ‚Äď real√ßa a Dra. Ana Maia Diretora do Servi√ßo de Endocrinologia.

Na perspetiva do utente, Hugo Sousa, testemunhou a sua experiência tanto no que diz respeito ao acesso à plataforma como à própria teleconsulta em si referindo:

‚Äú√Č de facto uma f√≥rmula que acho que deve ser implementada, primeiro porque atravessamos uma fase de pandemia em que o receio de desloca√ß√£o ao hospital √© grande, em segundo, para pessoas como eu que tenho uma vida profissional muito ativa com desloca√ß√Ķes constantes ao sul do pa√≠s, gera um conforto enorme, estou sempre dispon√≠vel para a consulta sem necessidade de altera√ß√£o de agenda, bastando para tal ter a aplica√ß√£o no telem√≥vel ou no PC, que ainda por cima √© muito f√°cil de usar e muito intuitiva. √Č s√≥ estar on-line √† hora marcada”.