A Unidade Local de Saúde do Alto Minho realizou a primeira teleconsulta pela RSE Live no mês de novembro com o apoio do Coordenador do Centro de Telessaúde, Enfermeiro João Silva dando assim o primeiro passo para garantir a proximidade com os utentes do Alto Minho, com recurso ao RSE Live e às plataformas digitais.
“A Comissão Local de Informatização Clínica da ULSAM – CLIC encontra-se comprometida e alinhada com a SPMS na operacionalização Local da estratégia Nacional - ENESIS2022, o Projeto RSE LIVE permite o desenvolvimento de novas competências digitais dirigidas aos Profissionais e Utentes da ULSAM” – afirma a Coordenadora da CLIC e Diretora Serviço Gestão Sistemas Informação, Dra. Lúcia Cerqueira.
“O recurso à tecnologia para a realização de teleconsultas já era uma realidade no serviço de Endocrinologia da ULSAM, mas a pandemia pelo novo Coronavirus veio torná-lo uma necessidade. A realização de consultas à distância por telefone ou mail, em tempo real ou em diferido, e com apoio de plataformas digitais de monitorização do controlo da diabetes é já uma ferramenta que esta equipa de endocrinologistas não dispensa.
No entanto, a mais-valia da imagem, que tive o privilégio de experienciar com a tecnologia RSE-live, veio aproximar o médico ainda mais do seu doente, trazendo novamente a linguagem não-verbal e as emoções ‘não faladas’ à esfera da consulta.
Além disso, para o utente, trouxe-lhe ainda mais flexibilidade na gestão do seu tempo pessoal e tempo de consulta, porque o acesso é simples (à distância de uma chave móvel digital e de uma aplicação) e feito a partir do local que o utente escolher; para o profissional de saúde, veio alargar ainda mais o leque de vantagens deste contacto porque lhe dá também a possibilidade de ensinar à distância técnicas de administração de injetáveis, aplicação de sensores, leitura de dispositivos ligados à gestão da diabetes, entre outras.
Apesar de mais rentáveis, sendo contactos um pouco mais longos que o telefonema simples, podem implicar algum ajuste de agendas médicas, mas, logo que seja permitido que o serviço de Endocrinologia cresça e tenha novos colaboradores médicos, será certamente a telemedicina na RSE-live uma área em que iremos investir.” – realça a Dra. Ana Maia Diretora do Serviço de Endocrinologia.
Na perspetiva do utente, Hugo Sousa, testemunhou a sua experiência tanto no que diz respeito ao acesso à plataforma como à própria teleconsulta em si referindo:
“É de facto uma fórmula que acho que deve ser implementada, primeiro porque atravessamos uma fase de pandemia em que o receio de deslocação ao hospital é grande, em segundo, para pessoas como eu que tenho uma vida profissional muito ativa com deslocações constantes ao sul do país, gera um conforto enorme, estou sempre disponível para a consulta sem necessidade de alteração de agenda, bastando para tal ter a aplicação no telemóvel ou no PC, que ainda por cima é muito fácil de usar e muito intuitiva. É só estar on-line à hora marcada”.